A megera Domada – Shakespeare

Livros de romances Livros grátis

RESUMO:  A obra “A megera domada” trata de Catarina, uma mulher bonita, mas com um gênio muito forte. Ela desperta pavor em todos os homens, pois é inquieta e feroz. Não é à toa que ela é chamada de megera. Filha mais velha de Batista, tem uma irmã mais nova (Bianca) que, ao contrário dela, tem vários pretendentes amorosos, que fariam de tudo para ter a sua mão. Como Catarina não tem pretendentes, Batista promete que só irá dispor a mão de Bianca se um cavalheiro tomar a mão de Catarina. Isso criou um alvoroço geral, pois ninguém no momento estava disposto a viver um inferno eterno ao lado da megera. Porém, com a chegada de Petrucchio à cidade, milhonário disposto a aumentar sua fortuna, o escândalo é resolvido. Seus amigos falam da megera e seu gênio terrível para ele, que fica ansioso para conhecê-la e se casar com ela.

Petrucchio se dispõe de vários truques para conquistar e domar Catarina. Logo no primeiro encontro, ele ignora as palavras rudes e as ofensas de Catarina, recebendo-as como carícias. Pouco depois, a megera começa a se tranformar e se casa com Petrucchio, mas jura não ceder a ele enquanto o mesmo não lhe agradar. Com essa condição, ele começa a exigir dos criados o maior cuidado possível com Cata (assim chamada pelo marido), mostrando sua carência para com ela. Catarina acaba cedendo à Petrucchio, para espanto de todos, e ao final, passa um sermão nas amigas, dizendo que as mulheres devem ser gratas e servirem aos maridos, pois eles se arriscam para agradá-las.
COMENTÁRIO: Shakespeare consegue, com sucesso, expressar o paradoxo que é a personalidade da mulher e, ao final, nos mostra a submissão da esposa ao marido de um outro ângulo.Catarina se submete à Petrucchio, mas não por ele ser homem e ter autoridade, mas por ele amá-la e fazer de tudo para que ela seja feliz.

shakespeare-a-megera-domada

Deixe uma resposta