Sonhos de uma noite de Verão – Shakespeare

Livros de romances de shakespeare

Livros de romances de shakespeare Livros grátis

Shakespeare-Sonhos-de-uma-noite-de-verao

‘Sonho de uma noite de Verão’ é uma obra de Shakespeare que nos conta a história de seres mitológicos e fantásticos da antiga Grécia. A história começa quando Egeu quer obrigar a sua filha Hérmia a casar com Demétrio, um homem que ela não ama. Demétrio era o ex-namorado de Helena, a sua melhor amiga e que esta ainda amava Demétrio e, por outro lado, Hérmia era apaixonada por Lisandro. Contudo, Hérnia e Lisandro, impedidos de casar por Egeu e ameaçados de morte pela lei ateniense, decidem fugir pela floresta.

Confiando em Helena e para lhe dar esperança na sua relação com Demétrio, Lisandro e Hérmia contam-lhe que se preparam para fugir para a floresta. Mas Helena, pensando que poderá recuperar o amor de Demétrio e para lhe provara a sua fidelidade, decide contar-lhe sobre a fuga de Lisandro e Hérnia e juntos vão procurá-los na floresta.

Nessa floresta habitavam seres mitológicos e fantásticos tais como fadas e duendes. Lá habitavam também Titânia, rainha das fadas e o seu marido Oberon, rei dos elfos. Como Titânia e Oberon estavam em guerra porque Titânia não queria entregar a Oberon um órfão indiano para lhe servir de pajem, Oberon ordenou ao elfo Puck que fosse colher amores-perfeitos e que, quando Titânia estivesse a dormir, pusesse o liquido dessa flor nos seus olhos e assim, quando Titânia acordasse se apaixonaria eternamente pela primeira pessoa que lhe surgisse. Contudo, Oberon viu Demétrio tratar mal Helena e ordenou a Puck que também fizesse o ‘feitiço’ com Demétrio. O problema é que Puck se  enganou e enfeitiçou Lisandro em lugar de Demétrio. Quando acordou, Lisandro esqueceu Hérmia e apaixonou-se por Helena, a pessoa que viu. Mais tarde, Puck enfeitiçou Demétrio que também se apaixonou por Helena. Quando Titânia acordou, a primeira pessoa que viu foi Canelas, o tecelão, que estava na floresta com Marmelo, o cartinteiro, com Atarrachado, o marceneiro, com Gaitinhas, o consertador de foles, com Biquinho, o funileiro e com Lingrinhas, o alfaiate, todas a ensaiar uma peça de teatro para apresentar no casamento de Teseu, o duque de Atenas, com Hipólita, a rainha das Amazonas. Para corrigir todo este engano, Oberon ordenou a Puck que quando os quatro apaixonados adormecesem, fizesse com que se apaixonassem pelas pessoas certas. No final, a Hérmia casou com o Lisandro e o Demétrio com a Helena, e Oberon e Titânia fizeram as pazes. Puck, que foi quem mais se divertiu com todas estas confusões que ele próprio provocou, afirma que tudo aquilo não passou de um ‘sonho de uma noite de verão’.

 

Deixe uma resposta