José Alencar: Encarnação

José alencar

José alencar Livros grátis

“Encarnação”

Encarnação foi o último livro de José de Alencar, escrito meses antes de sua morte. Foi publicado como folhetim em um jornal do Rio de Janeiro, sendo lançado em livro apenas após a sua morte.

Hermano era um homem de posses e boa colocação social. Apaixona-se por Julieta e casa-se com ela, vivendo os dois um intenso amor até que ela morre durante um aborto. Ele fica inconsolável e é levado para Europa por seu amigo, o Dr. Henrique Teixeira, mas a memória da esposa não se apaga de sua cabeça. Retorna à chácara, onde passou a morar com Abreu – pai de criação de Julieta que se torna seu homem de confiança.

Amália é uma jovem que vive com os pais na casa vizinha à de Hermano. Bonita, toca piano e tem bela voz, atraindo muitos pretendentes, que despreza. Desde os oito anos acompanhava a vida do casal vizinho. Fica desconfiada quando chegam enormes caixas à casa de Hermano e, depois, quando vê silhuetas de mulher pelas janelas. Se decepciona, acreditando que ele traiu a memória de sua esposa – na verdade, as caixas traziam estátuas de sua mulher, responsáveis pelas silhuetas que a moça via.

Sr. Veiga, pai de Amália, acredita que Hermano poderia ser um bom partido para a filha e se aproxima do Dr. Teixeira para saber mais sobre ele. Amália, também curiosa, também torna-se amiga do jovem médico, o que faz com que seu pai desconfie que os dois são namorados.

Amália se interessa por Hermano e se utiliza de todas as suas qualidades para atraí-lo, principalmente sua voz – qualidade que ele também admirava em sua falecida esposa. Ele finalmente se interessa pela moça e usa o Dr. Teixeira para aproximar-se dela. Os dois se entendem em um baile, tornam-se noivos e se casam. Hermano apenas lhe proíbe de entrar no quarto em que dormia com a antiga esposa, que mantém fechado.

O fato é que o casamento dos dois não se concretiza, pois Amália ainda tem na lembrança o que acreditava ter sido uma traição de Hermano à memória da mulher. O engano só se desfaz quando ela, desobedecendo o marido, entra no quarto que mantinha fechado e lá encontra as estátuas de Julieta.

O casamento se concretiza e os dois são pais de uma linda menina – com traços tanto de Amália quanto de Julieta.

 

jose-de-alencar-encarnacao

Deixe uma resposta