Retende o que é bom (J. C. Ryle)

Livro Gospel

Livro Gospel

Livros Gospel

Retende o que é bom (J. C. Ryle)

Livros grátis

Retende o que é bom (J. C. Ryle)

Sinopsia do Livro

O livro Retende o que é bom (J. C. Ryle) do Projeto Ryle mostra a necessidade de discernimento de doutrinas pregadas nas igrejas.

 “Se desejarmos reter o que é bom, não devemos tolerar ou consentir com qualquer doutrina que não seja a pura doutrina do Evangelho de Cristo. Há um ódio que é pura caridade: é o ódio das doutrinas errôneas. Há
uma intolerância que é puramente louvável: que é a intolerância do falso ensinamento no púlpito. Quem já pensou em tolerar um pouco de veneno ministrado dia a dia? Se homens vierem entre vós e não pregar ‘todo o conselho de Deus’, não pregar sobre Cristo, pecado e santidade, sobre a ruína, redenção e regeneração, ou não pregar essas coisas de uma maneira Bíblica, vocês devem parar de ouvi-lo.
Você deve agir mediante a prescrição dada pelo Espírito Santo no Velho Testamento: Filho meu, deixe de ouvir as palavras de uma instrução que levam ao erro das palavras do conhecimento (Pv 19:27; ou: Se deixa de ouvir as palavras da instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento). Você deve cumprir aquilo que o Espírito mostrou através do Apostolo Paulo em Gálatas 1:8 – ‘Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo do céu vos pregue evangelho que vá além do que temos pregado, seja anátema’. Logo, se podemos suportar ouvir a verdade de Cristo mutilada ou adulterada, se não conseguimos enxergar dano em ouvir esse outro Evangelho, se podemos nos sentar tranquilamente enquanto um Cristianismo fraudulento é derramado em nossos ouvidos, e podemos depois ir para casa confortavelmente e não queimar de santa indignação, se esse é o caso, há pouca chance de se fazer muito para resistir a Roma. E se estamos contentes em ouvir Jesus Cristo não sendo colocado em seu Justo lugar, não somos homens e mulheres aptos para fazer o serviço de Cristo, ou lutar uma boa luta ao Seu lado. Aquele que não é zeloso contra o erro, provavelmente não será zeloso com a verdade.”
J. C. Ryle

Deixe uma resposta