José Alencar

José Alencar: Lucíola – Click Aqui para baixar o Livro Grátis

José alencar Luciola

O livro Lucíola, de José de Alencar, é narrado através de Paulo, personagem que se torna narrador para contar à Sr.ª G.M. o romance que viveu com uma cortesã chamada Lúcia. Em 1855, Paulo chega ao Rio de Janeiro e vê pela primeira vez Lúcia. Sem conhecer sua verdadeira vida, apaixona-se à primeira vista, pois enxerga nela uma encantadora menina. Essa impressão desfaz-se na Festa da Glória, onde Sá, representante dos valores e preconceitos da sociedade, a apresenta como uma mulher bonita e não como uma senhora. A partir de então, Paulo começa a visitar Lúcia em sua casa.

José Alencar: O Demônios familiar – Click Aqui para baixar o Livro Grátis

José alencar o demonio da familia

Peça em quatro atos, a ação transcorre no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. A trama gira em torno da família da viúva D. Maria. Seu filho mais velho, Eduardo, médico recém-formado, assume a posição de líder familiar, auxiliando na condução dos destinos da irmã Carlotinha – moça casadoura que mantém um discreto namoro com Alfredo, amigo do irmão – e do caçula Jorge. Eduardo tem um escravo particular, o moleque Pedro, pouco interessado no trabalho doméstico e que não perdia nenhuma oportunidade de passear pela cidade que se urbanizava. O grande amor de Eduardo é Henriqueta, amiga de Carlotinha, que também ama o rapaz. No entanto, a união é impedida pelo projeto de casamento da moça com Azevedo, moço rico recém-chegado de Paris, ao qual ela se submetia, para auxiliar seu pai, Vasconcelos, a saldar algumas dívidas.

José Alencar: O Guarani – Click Aqui para baixar o Livro Grátis

José alencar O guarani

Em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, moram D. Antônio de Mariz e sua família, formada pela esposa D. Lauriana, o filho D. Diogo e a filha Cecília. A casa abriga ainda a mestiça Isabel (na verdade, filha bastarda de D. Antônio), apaixonada pelo moço Álvaro, que, no entanto, só tinha olhos para Cecília. O índio Peri, que salvou certa vez Cecília de ser atingida por uma pedra, permaneceu no lugar a pedido da moça, morando em uma cabana. Peri passa a se dedicar inteiramente à satisfação de todas as vontades de Cecília, a quem chama simplesmente de Ceci.

José Alencar: O Sertanejo – Click Aqui para baixar o Livro Grátis

José alencar o sertanejo

O sertanejo é obra do romantismo regional de José de Alencar.

Entre os maiores nomes de autores literários brasileiros está José de Alencar (1829-1877). Formado em direito pela Universidade de São Paulo, ele é considerado o maior romancista durante o movimento do Romantismo brasileiro. Em suas obras ele descrevia a cultura brasileira e buscava uma identidade nacional. Entre suas grandes obras está “Senhora”, “O Guarani”, “Iracema”, “O sertanejo”, entre outras.

José Alencar: Senhora – Click Aqui para baixar o Livro Grátis

José alencar senhora

A obra Senhora, de José de Alencar é dividida em quatro partes. A primeira delas, nomeada de “O preço do casamento”, começa descrevendo uma jovem moça chamada Aurélia, rica e frequentadora de bailes da alta sociedade. Aurélia, sendo órfã e recebedora de uma grande fortuna, estava sempre acompanhada de sua parenta D. Firmina e acreditava que todos só se interessavam por ela por causa de sua beleza e do seu dinheiro. Em um baile de costume, Aurélia começou a se questionar sobre sua educação e seu destino. Escreveu uma carta ao Sr. Lemos dando-lhe a missão de arrumar seu casamento com o atual noivo de Adelaide Amaral, o Fernando Seixas. Seixas era pertencente a uma família de situação pouco favorável e pretendia arrumar um casamento com uma moça rica para oferecer melhores condições para sua mãe e suas irmãs, e também para seus luxos. Lemos faz a proposta de casamento a Seixas, que mesmo sem conhecer a noiva, recebe um adiantamento do alto dote e aceita o compromisso. Quando foi apresentado à Aurélia, Seixas sente uma profunda humilhação, pois em tempos passados tinha rompido um noivado com ela para ficar noivo de Adelaide, que era mais rica. Na noite de núpcias, Aurélia chama seu então marido de homem vendido.

José Alencar: Til – Click Aqui para baixar o Livro Grátis

José alencar til

Publicado inicialmente em 1872, José de Alencar documenta neste romance de sua fase regionalista (junto a O Gaúcho, O Sertanejo e Tronco do Ipê) o cotidiano numa fazenda do interior paulista do século XIX. Berta, também conhecida pelo apelido Til, é a típica heroína romântica de alma bondosa que se sacrifica em prol de todos.

José Alencar: O Gaúcho – Click Aqui para baixar o Livro Grátis

José alencar o gaúcho

O Gaúcho, de José de Alencar, é um romance narrado em terceira pessoa. Nesta obra, José de Alencar retrata o Brasil, principalmente os Pampas, focaliza ambientes brasileiros, afastados das riquezas. No capítulo II do livro I, podemos contemplar a paisagem do sul do Brasil: o gaúcho a cavalo correndo pelos pampas. Este romance, publicado em 1870, foi o primeiro da série com qual Alencar tentou um “retrato do Brasil”, focalizando ambientes brasileiros afastados do bulício da corte.

  Pagina   1  2  3  4